ISCIA recebe Associação Portuguesa de Psicopedagogia
Entrevista à Professora Dr.ª Ana Cardoso: A importância da Psicopedagogia na Saúde Mental
O Colégio St. Paul’s School investe num ensino diferenciador que prima pela excelência.
O seu projeto educativo privilegia o bilinguismo, português/inglês, e o ensino de línguas, de um modo geral, destacando-se a presença do latim, do espanhol e do alemão no currículo obrigatório e ainda do mandarim e do francês como línguas opcionais.
A presença permanente de uma psicóloga é fundamental para criar um projecto psicopedagógico que aposte na valorização das crianças, envolvendo as famílias e apoiando os docentes.
O Departamento Psicopedagógico do St. Paul´s School é a unidade orgânica que oferece apoio e orientação às crianças/adolescentes e suas famílias, no sentido de estabelecer uma ponte entre Psicologia e Educação, Ciência e prática profissional, procurando promover a base necessária ao desenvolvimento integral do aluno como pessoa, trabalhando o seu equilíbrio biopsicossocial, sendo este entendido como o crescimento psicológico que depende da interação do indivíduo com o meio que o rodeia.
As principais áreas de intervenção dirigem-se ao aluno pela Avaliação de Desenvolvimento, a Intervenção precoce, Apoio à Inclusão, Orientação escolar e profissional; mas também aos pais com a dinamização de Encontros de Pais com sessões de diferentes temáticas e partilha de experiências; trabalho com o staff docente e restante comunidade educativa, organizando ações de formação, workshops, conferências, congressos e jornadas temáticas.
Na valência de Creche e Jardim de Infância é realizada uma avaliação regular da criança, em articulação com os Educadores, recorrendo ao desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às necessidades de cada criança. A avaliação do desenvolvimento conta com instrumentos psicológicos específicos e rigorosos, que nos fornecem informação precisa de todas as áreas do desenvolvimento da criança (linguagem, locomoção, alimentação, padrão de sono, interação, motricidade,…).
Tendo em conta a importância do equilíbrio emocional no funcionamento integral da criança/adolescente, o Departamento Psicopedagógico realiza sessões de Mindfulness, com aplicabilidade de um programa de inteligência emocional, onde se promove desde a infância a identificação, gestão e treino de emoções, e também se incentiva a autoconsciência e o autocontrolo, essenciais para a saúde mental. Utilizam-se diversas atividades práticas e convida-se a criança a relaxar num espaço adequado, promovendo o seu bem-estar. Encontra-se em fase final de produção o Manual de Mindfulness do Colégio St. Paul´s School.
No 2º e 3º ciclo, a intervenção foca-se em ajudar os alunos de forma individualizada e em grupo, a definir métodos de estudo, a lidar com a ansiedade nos momentos de avaliação, definir estratégias para melhorar as funções executivas, educação para a saúde e prevenção de comportamentos de risco, e também, dinâmicas de grupo.
O Departamento articula, ainda, com diversos serviços externos, nomeadamente: serviços de terapia da fala, terapia familiar, intervenção precoce, neuropediatria, entre outros.
O St. Paul`s School é um colégio privado, de carater bilingue, cujo quotidiano procura refletir um projeto educativo assente em valores como a interculturalidade, o espírito crítico e o humanismo. A abertura à comunidade permite criar momentos de socialização, de integração comunitária e de espírito de pertença.
Com estas iniciativas, o St. Paul`s School pretende, também, dar-se a conhecer, promover o projeto educativo junto da população e permitir aos alunos e famílias a reflexão em torno do trabalho desenvolvido ao longo dos diferentes períodos letivos.
Sediado em Coimbra, o colégio St. Paul’s School abriu as suas portas em setembro de 2017 e conta, para o próximo ano letivo, com as valências de Berçário, Creche, Jardim de Infância, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo.
Este projeto revela, na sua génese, um espírito internacional e segue um modelo pedagógico assente nas ideias de excelência, de rigor, de forte presença junto das famílias, procurando criar respostas pedagógicas adequadas às particularidades de cada aluno. Garante, ainda, sistema de transportes próprio e todas as atividades extracurriculares decorrem no seu espaço físico.
O St. Paul`s School revela, na sua génese, um espírito internacional e segue um modelo pedagógico assente nas ideias de excelência, de rigor, de forte presença junto das famílias, procurando criar respostas pedagógicas adequadas às particularidades de cada aluno.
Trata-se de uma aposta pedagógica de rigor, com grande investimento no ensino de línguas, incluindo o Latim, Espanhol e o Alemão, com o Francês e Mandarim como opcional.
Cerca de 25 % dos seus alunos são de naturalidade estrangeira (África do Sul, Bélgica, Brasil, China, Coreia, Itália, Reino Unido, Venezuela).