Universidade Moderna – Licenciatura
Universidade Lusófona – Pós-Graduação
Licenciatura em Psicopedagogia Clínica
A licenciatura em Psicopedagogia Clínica incluí unidades curriculares que fornecem conhecimentos fundamentais nos domínios da Psicopedagogia, da Psicologia, das Ciências da Educação, da Biologia do comportamento humano e da Metodologia da investigação científica. Do ponto de vista pedagógico, esta licenciatura promove um ensino equilibrado integrando exposição teórica, apoio tutorial e aprendizagem pela experiência e pela cooperação.
A especificidade do curso reside especialmente na sua orientação para a “intervenção psicopedagógica” em diversos contextos sócio-institucionais, intervenção baseada no estudo aprofundado do funcionamento psicossocial da pessoa humana e numa abordagem de cariz clínico, isto é, centrada na análise da singularidade de situações individuais, grupais ou organizacionais.
Articulando uma sólida componente científica com uma extensa componente prática de observação e intervenção (ao longo de quatro semestres de estágios), a estrutura deste ciclo de estudos visa a aquisição de competências teóricas e práticas, necessárias para o exercício da actividade profissional de Psicopedagogo Clínico, tal como foi consignado na Classificação Nacional das Profissões (2006) e em documento da Associação Portuguesa de Psicopedagogos.
Os três primeiros semestres proporcionam uma formação multidisciplinar básica que deverá permitir compreender a dinâmica comportamental assim como a mudança evolutiva e experiencial de indivíduos e grupos, em contextos diversificados.
Os restantes semestres viabilizam uma formação progressivamente mais especializada, no que diz respeito às técnicas de diagnóstico/avaliação e às metodologias de intervenção que decorrem da compreensão analítica dos contextos interpessoais, sociais e organizacionais onde o Psicopedagogo realiza a sua missão de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento integral. O objectivo dos estágios é familiarizar o aluno com esses mesmos contextos onde efectuará actividades psicopedagógicas devidamente supervisionadas.
A licenciatura em Psicopedagogia Clínica participa em Programas Europeus e Internacionais, designadamente no Sócrates, oferecendo aos seus alunos e docentes condições de mobilidade no Espaço Europeu do Ensino Superior.
Esta licenciatura tem a duração de 3 anos lectivos de acordo com o Processo de Bolonha.
Competências
O licenciado em Psicopedagogia Clínica possui conhecimentos fundamentais sobre os modelos teórico-práticos mais relevantes para a intervenção psicopedagógica, nomeadamente:
Munido destes instrumentos analíticos e da respectiva experiência relativa à sua tradução prática, o licenciado em Psicopedagogia Clínica está apto para abordar fenómenos psicopedagógicos:
Saídas Profissionais
Os contextos de intervenção em que a prática do exercício profissional da Psicopedagogia Clínica se justifica e se torna imprescindível são muito diversificados:
Nestas diversas instituições e contextos, o que caracteriza a intervenção psicopedagógica é a sua abordagem clínica das situações, de molde a superar comportamentos disfuncionais e a potencializar o desenvolvimento dos recursos humanos.