Universidade Lusófona – Licenciatura

Universidade Moderna
Universidade Moderna – Licenciatura
1 de Maio, 2014
Universidade Lusófona – Pós-Graduação
14 de Setembro, 2014


Licenciatura em Psicopedagogia Clínica



A licenciatura em Psicopedagogia Clínica incluí unidades curriculares que fornecem conhecimentos fundamentais nos domínios da Psicopedagogia, da Psicologia, das Ciências da Educação, da Biologia do comportamento humano e da Metodologia da investigação científica. Do ponto de vista pedagógico, esta licenciatura promove um ensino equilibrado integrando exposição teórica, apoio tutorial e aprendizagem pela experiência e pela cooperação.

A especificidade do curso reside especialmente na sua orientação para a “intervenção psicopedagógica” em diversos contextos sócio-institucionais, intervenção baseada no estudo aprofundado do funcionamento psicossocial da pessoa humana e numa abordagem de cariz clínico, isto é, centrada na análise da singularidade de situações individuais, grupais ou organizacionais.

Articulando uma sólida componente científica com uma extensa componente prática de observação e intervenção (ao longo de quatro semestres de estágios), a estrutura deste ciclo de estudos visa a aquisição de competências teóricas e práticas, necessárias para o exercício da actividade profissional de Psicopedagogo Clínico, tal como foi consignado na Classificação Nacional das Profissões (2006) e em documento da Associação Portuguesa de Psicopedagogos.

Os três primeiros semestres proporcionam uma formação multidisciplinar básica que deverá permitir compreender a dinâmica comportamental assim como a mudança evolutiva e experiencial de indivíduos e grupos, em contextos diversificados.

Os restantes semestres viabilizam uma formação progressivamente mais especializada, no que diz respeito às técnicas de diagnóstico/avaliação e às metodologias de intervenção que decorrem da compreensão analítica dos contextos interpessoais, sociais e organizacionais onde o Psicopedagogo realiza a sua missão de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento integral. O objectivo dos estágios é familiarizar o aluno com esses mesmos contextos onde efectuará actividades psicopedagógicas devidamente supervisionadas.

A licenciatura em Psicopedagogia Clínica participa em Programas Europeus e Internacionais, designadamente no Sócrates, oferecendo aos seus alunos e docentes condições de mobilidade no Espaço Europeu do Ensino Superior.


Esta licenciatura tem a duração de 3 anos lectivos de acordo com o Processo de Bolonha.


 

Competências

O licenciado em Psicopedagogia Clínica possui conhecimentos fundamentais sobre os modelos teórico-práticos mais relevantes para a intervenção psicopedagógica, nomeadamente:

  • Modelo ecológico-sistémico dos comportamentos individuais e grupais, que possibilita a determinação das transacções inter e intra sistémicas;
  • Modelo construtivista e interaccionista do conhecimento e do desenvolvimento, que atribui ao sujeito um papel activo na construção das aprendizagens;
  • Modelo dinâmico-social, que preconiza uma concepção de mudança ancorada na análise das potencialidades dos próprios sujeitos; e
  • Modelo humanista e personalista, que assenta no reconhecimento da especificidade de toda a pessoa humana e na qualidade relacional das interacções que visam mudança psicológica.

  • Munido destes instrumentos analíticos e da respectiva experiência relativa à sua tradução prática, o licenciado em Psicopedagogia Clínica está apto para abordar fenómenos psicopedagógicos:

  • Analisando o impacto diferencial dos diferentes contextos de socialização no desenvolvimento de crianças e adolescentes;
  • Identificando os factores sócio-interactivos relevantes no desenvolvimento e na aprendizagem, em contextos formais e informais;
  • Utilizando metodologias adequadas ao processo de diagnóstico das necessidades educativas e de formação de indivíduos e grupos (recorrendo, por exemplo, a provas estandardizadas para avaliação psicopedagógica);
  • Reconhecendo os quadros clínicos que necessitam de intervenção psicopedagógica especializada; implementando dispositivos e promovendo actividades que favoreçam as aprendizagens e a mudança organizacional;
  • Planificando, organizando e avaliando programas de intervenção psicopedagógica (de índole formativa ou preventiva) com impacto individual, grupal, organizacional ou comunitário.


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    Saídas Profissionais


    Os contextos de intervenção em que a prática do exercício profissional da Psicopedagogia Clínica se justifica e se torna imprescindível são muito diversificados:

  • Unidades de saúde e serviços de reabilitação, instituições educativas e de formação de diversos níveis, organizações laborais, comunidades e organizações autárquicas, instituições de assistência e protecção jurídica a menores, instituições prisionais e de reinserção social, instituições pediátricas, instituições de acolhimento de idosos, instituições de apoio social ou comunitário (ligadas à toxicodependência, à delinquência, à exclusão social, etc.).

  • Nestas diversas instituições e contextos, o que caracteriza a intervenção psicopedagógica é a sua abordagem clínica das situações, de molde a superar comportamentos disfuncionais e a potencializar o desenvolvimento dos recursos humanos.


     

    Plano Curricular

    1º Ano

    1º Semestre

  • Introdução à Psicologia
  • Biologia e Comportamento
  • História da Pedagogia
  • Introdução às Ciências da Educação
  • Estatística
  • Metodologia da Investigação
  • Informática Aplicada
  • Opção
  • 2º Ano

    3º Semestre

  • Teorias da Personalidade
  • Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares I
  • Psicologia de Desenvolvimento II
  • Métodos de Avaliação Psicopedagógica I
  • Análise quantitativa e qualitativa de dados
  • Estágio I
  • Opção
  • 3º Ano

    5º Semestre

  • Psicopatologia da Criança e Adolescente
  • Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Intervenção Psicopedagógica
  • Intervenção Psicopedagógica nos Distúrbios de Desenvolvimento
  • Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Psicopedagógica
  • Intervenção Psicológica em Grupos
  • Gerontologia Clínica
  • Estágio III
  • 1º Ano

    2º Semestre

  • Correntes da Pedagogia Contemporânea
  • Neurociências
  • Filosofia da Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento I
  • Psicologia Social
  • Sociologia da Educação
  • Questões Gerais da Psicopedagogia
  • Opção
  • 2º Ano

    4º Semestre

  • Métodos de Avaliação
  • Psicopedagógica II
  • Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares II
  • Psicologia do Desenvolvimento III
  • Psicopatologia geral
  • Neuropsicologia
  • Estágio II
  • Opção
  • 3º Ano

    6º Semestre

  • Ética e Deontologia Profissional
  • Intervenção Institucional e Comunitária
  • Intervenção Psicopedagógica em Saúde Escolar
  • Recursos Tecnológicos e Formação
  • Intervenção Psicopedagógica na População Idosa
  • Intervenção Sócio-educativa
  • Estágio IV

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