Universidade Moderna – Licenciatura

Universidade Lusófona – Licenciatura
3 de Maio, 2014
Universidade Moderna

Licenciatura em Psicopedagogia Curativa



A Psicopedagogia Curativa tem por objectivo tratar todas as situações de dificuldades de aprendizagem - escolar, profissionalizante e profissional - de natureza primáriamente organica, sensorial, psico-patológica e social, ao longo do ciclo de vida humana, desde o nascimento até ao fim da idade adulta.

A Psicopedagogia Curativa, também reconhecida por Clínica, tem como objectivo mais geral contribuir, através dos seus licienciados, para diminuir o numero de pessoas afectadas por níveis inadequados de desenvolvimento, realização pessoal, saúde, inclusão social e integração profissional, resultantes de disturbios na aprendizagem.


* Curativa vem de uma corrente Anglo-Saxónica "Cure & Care"

 

A Licenciatura promove competencias nas seguintes áreas:

  • Capacidade de organização e gestão de projectos pedagógicos, adaptados a situações limite, na esfera da educação, como por exemplo, défices gerais de desenvolvimento, défices específicos ao nível da socialização, crises ao nível do projecto profissional, entre outros;

  • Capacidade de desenvolvimento e aplicação de métodos específicos de observação, diagnóstico e intervenção nas áreas já referidas;

  • Desenvolvimento e aplicação de programas / técnicas psico-educacionais dirigidos à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos individuais e colectivos.

  • Uma particular integração de teorias práticas, a estimulação do espírito critico e da reflexão ética, bem como a enfase no próprio desenvolvimento pessoal dos Licenciados, constituem os principais eixos de desenvolvimento desta Licenciatura.

    Conseguiu-se, deste modo, a formação de profissionais de grau universitário, com aptidão para intervir, de forma pedagógica e clínica, em situações que, a vários níveis, se caracterizem por disfuncionamentos psicossociais.

    Os conhecimentos, atitudes e práticas adquiridas pelos licenciados levam em consideração os contributos cientificos, técnicos e metodológicos trazidos pelas ciências do desenvolvimento humano, psicologia e ciências do comportamento, sociologia, psicosociologia, pedagogia, epistemologias e metodologias cientificas educacionais, antropociencias, psicopatologia, neuro-ciências e da reabilitação psico-social.

    Os Psicopedagogos Clínicos podem desenvolver as suas actividades em situações do âmbito da saúde, da educação, da justiça e da organização, tanto a nível privado como institucional.

    Os estágios curriculares, em instituições externas de interesse, a partir do 2º ano, justificariam que este fosse um curso onde todos os profissionais formados tivessem, quase sempre, emprego garantido.

    A Licenciatura em Psicopedagogia Curativa teve a duração de 4 anos e 3 anos de estágios curriculares.

    Portugal é o 4º país da Europa e o 3º da União Europeia e ter profissionais com esta formação.


     

    Plano Curricular

    1º Ano

    Cadeiras Anuais

  • História da Pedagogia
  • Biopsicossociologia da Pedagogia
  • Teoria Sistémica e Pedagógica
  • Psicologia Genética


  • Cadeiras Semestrais

  • Antropologia Integral
  • Antropologia e Educação
  • Desenvolvimento Humano I
  • Desenvolvimento Humano II
  • Epistemologia da Pedagogia e da Ética
  • Epistemologia Antropossocial


  • 3º Ano

    Cadeiras Anuais

  • Pesquisa e Metodologia nas Ciências da Educação II
  • Ciências da Educação II
  • Psicopatologia Geral
  • Psicopatologia da Criança e do Adolescente
  • Supervisão/Estágios


  • Cadeiras Semestrais

  • Etologia Humana e Patologia II
  • Prática da Pedagogia Curativa I
  • Técnicas de Negociação
  • Técnicas de Dramatização I
  • Patologias da Criança e do Adolescente
  • Dinâmica de Grupo I
  • Técnicas de Relaxamento I
  • 2º Ano

    Cadeiras Anuais

  • Pedagogia Curativa
  • Teorias da Personalidade
  • Pesquisa e Metodologia nas Ciências da Educação I
  • Supervisão/Estágios


  • Cadeiras Semestrais

  • Antropossociologia da Aprendizagem
  • Antropologia do Homem Perturbável
  • Pedagogia e Ciência do Comportamento
  • Etologia Humana e Patologia I
  • Teoria Científica
  • Epistemologia da Pedagogia Curativa
  • Ciências Institucionais e Pedagogia Curativa
  • Introdução á Intervenção Psicológica
  • 4º Ano

    Cadeiras Anuais

  • Prática da Pedagogia Curativa II
  • Dinâmica de Grupo II
  • Supervisão/Estágios




  • Cadeiras Semestrais

  • Intervenção Psicológica em Grupos
  • Intervenção Institucional e Comunitária
  • Técnicas de Dramatização II
  • Antropopatologias
  • Comportamentos Desviantes
  • Técnicas de Relaxamento II

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    Estágios



    Objectivos
  • Contacto com situações de diagnóstico e tratamento de dificuldades de aprendizagem;
  • Contacto com situações de avaliação de necessidades e de processos de reabilitação psicossocial;
  • Aquisição de competência prática, que permita passar do saber ao saber-fazer;
  • Desenvolvimento prático da capacidade multi-disciplinar do trabalho em equipa.


  • Metodologia
  • Estudo da Instituição, dos métodos e técnicas observadas e/ou experimentadas e avaliação dos métodos utilizados (comum a todos os anos);
  • 2º Ano - Observação de diagnóstico, ponderação hierarquizada das situações e hipotese de proposta de intervenção;
  • 3º Ano - Proposta técnico-prática de intervenção;
  • 4º Ano - Desenvolvimento de projecto de intervenção concreto, com objectivos, métodos, fundamentação e plano de intervenção.


  • Áreas de Intervenção
  • Dificuldades de aprendizagem infantil, pré-escolar, escolar, profissionalizante, profissional e pós-laboral;
  • Insucesso de aprendizagem escolar, profissionalizante e profissional;
  • Reabilitação Psicossocial;
  • Reabilitação Pedagógica.


  • Coordenação Científica
  • Realizada pela Direcção do Curso.


  • Seminários de Aprofundamento
  • Seminários temáticos interdisciplinares a realizar durante o ano lectivo.


  • Precedências
  • A realização dos estágios do 3º e 4º anos só poderá ocorrer se o aluno obteve aprovação nos estágios dos anos anteriores.


  • Duração
  • 2º e 3º anos - mínimo de 40 horas; Horas complementares - 40;
  • 4º ano - mínimo de 120 horas; Horas complementares - 120;

  • Nota: Às horas complementares foi atribuído um coeficiente de avaliação.



    Carga Horária e Semanal Mínima
  • 2º e 3º anos - mínimo de 2 horas semanais
  • 4º ano - mínimo de 6 horas semanais


  • Local de Estágio
  • Instituições de Ensino, Hospitalares, de Reabilitação e de Apoio Educativo, Psicológico ou Social.


  • Avaliação
  • Avaliação contínua: assiduidade no estágio e participação nas aulas de tutor;
  • Apresentação escrita do Relatório Final de Estágio (2º, 3º e 4º Ano);
  • Discussão oral do Relatório Final de Estágio (4º Ano);
  • Assiduidade no local de estágio;
  • Parecer emitido pela entidade onde decorreu o estágio.


  • Frequência do Estágio
  • A presença dos alunos no local de estágio foi vinculativa.


  • Certificado

  • Aos alunos que obtiveram aprovação e com assiduidade mínima de 75% do total de horas foi emitido um certificado de estágio.


  • Seguro
  • O seguro escolar de acidentes pessoais é extensível ao estágio.


  • Vacinas
  • Obrigatoriedade das vacinas de hepatite B, rubéola, tétano e BCG.


  • Desistência de Estágio
  • A desistência do estágio esteve condicionada a apresentação de comunicação, por escrito, à Coordenação de Estágios.


  • Trabalhadores Estudantes
  • A apresentação de comprovativo de trabalhador foi obrigatória para que o aluno tivesse beneficiado do estatuto.

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    Corpo Docente



    Coordenador e Director do Curso
  • Professor Doutor José Carlos Dias Cordeiro
  • Professor Doutor Sampaio Faria


  • Coordenadores-Adjuntos
  • Dr.ª Conceição Arimateia - Organização de Estágios
  • Dr.ª Paula Zêzere - Contactos Académicos e Institucionais
  • Dr. João Anibal Henriques - Organização Escolar


  • Professores Doutorados
  • Professora Doutora Isabel Pinto Ribeiro
  • Professor Doutor Manuel Pinto Ribeiro
  • Professor Doutor Orlando Romano
  • Professor Doutor Rui Xavier Vieira
  • Professor Doutor Sampaio Faria
  • Professor Doutor Vítor da Fonseca


  • Professores Mestres
  • Professor Mestre Alexandre Honrado
  • Professora Mestre Ana Salazar Braga
  • Professor Mestre Cláudia Carvalho
  • Professora Mestre Elisa Vicente
  • Professor Mestre Luís Pinha Alvarez
  • Padre Mestre Luís Miguel Cruz
  • Professora Mestre Teresa Santos Neves
  • Professora Mestre Sara Neves


  • Professores Licenciados
  • Dr.ª Ana Sofia Josué
  • Dr.ª Celeste Pais Matias
  • Dr.ª Cláudia de Sá Rodrigues
  • Dr.ª Fernanda Lameiras
  • Dr. Filipe Carita
  • Dr. Francisco Moita Flores
  • Dr. Guilherme Ferreira
  • Dr. João Andrade Ribeiro
  • Dr. José Augusto
  • Dr. Luís Martins
  • Dr.ª Maria João Folques
  • Dr.ª Maria João Gonçalves
  • Dr.ª Maria João Sousa e Brito
  • Dr.ª Marisa Carvalho
  • Dr. Mário do Carmo
  • Dr.ª Sandra Coelho
  • Dr.ª Teresa Rosinha
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    Pedido de Conteúdos Programáticos

    O Portal do Psicopedagogo pode disponibilizar fotocópia dos conteúdos programáticos das cadeiras da Licenciatura da UM, que foram adquiridas na secretaria antes do seu encerramento.
     
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