A Psicopedagogia Curativa tem por objectivo tratar todas as situações de dificuldades de aprendizagem - escolar, profissionalizante e profissional - de natureza primáriamente organica, sensorial, psico-patológica e social, ao longo do ciclo de vida humana, desde o nascimento até ao fim da idade adulta.
A Psicopedagogia Curativa, também reconhecida por Clínica, tem como objectivo mais geral contribuir, através dos seus licienciados, para diminuir o numero de pessoas afectadas por níveis inadequados de desenvolvimento, realização pessoal, saúde, inclusão social e integração profissional, resultantes de disturbios na aprendizagem.
Uma particular integração de teorias práticas, a estimulação do espírito critico e da reflexão ética, bem como a enfase no próprio desenvolvimento pessoal dos Licenciados, constituem os principais eixos de desenvolvimento desta Licenciatura.
Conseguiu-se, deste modo, a formação de profissionais de grau universitário, com aptidão para intervir, de forma pedagógica e clínica, em situações que, a vários níveis, se caracterizem por disfuncionamentos psicossociais.
Os conhecimentos, atitudes e práticas adquiridas pelos licenciados levam em consideração os contributos cientificos, técnicos e metodológicos trazidos pelas ciências do desenvolvimento humano, psicologia e ciências do comportamento, sociologia, psicosociologia, pedagogia, epistemologias e metodologias cientificas educacionais, antropociencias, psicopatologia, neuro-ciências e da reabilitação psico-social.
Os Psicopedagogos Clínicos podem desenvolver as suas actividades em situações do âmbito da saúde, da educação, da justiça e da organização, tanto a nível privado como institucional.
Os estágios curriculares, em instituições externas de interesse, a partir do 2º ano, justificariam que este fosse um curso onde todos os profissionais formados tivessem, quase sempre, emprego garantido.
A Licenciatura em Psicopedagogia Curativa teve a duração de 4 anos e 3 anos de estágios curriculares.
Portugal é o 4º país da Europa e o 3º da União Europeia e ter profissionais com esta formação.
Nota: Às horas complementares foi atribuído um coeficiente de avaliação.