Prof. Doutor Evaristo Fernandes Diretor do Instituto de Psicopedagogia e do 1º Ciclo em Psicopedagogia Clínica
As presentes Pós-graduações em Psicopedagogia Clínico-Educativa e em Psicopedagogia Sócio-clínica não só emergem da necessária continuação, aprofundamento e redimensionamento dos estudos da licenciatura em Psicopedagogia Clínica (1º ciclo), mas, também, e, fundamentalmente, das inúmeras necessidades e imensas carências da atual sociedade, de modo particular a nível de 1ª e 2ª infâncias, de adolescentes, adultos e idosos.
As análises socio-pedagógicas e educativas, como os resultados de estudos sociopsicológicos, revelam necessidades de profundas carências a nível de valores humanos, de vitais processos de hominização, de humanizados relacionamentos sociais, de harmonizações pessoais e de prospetivas aberturas em relação a humanos deveres, a consolidações sociopsíquicas, didático-pedagógicas e sócio-emocionais.
O tronco comum do Plano de Estudos (1º Semestre) centraliza os seus objetivos e conteúdos científicos nos métodos e processos do conhecimento da realidade humana, social e educativa; no conhecimento do ser humano, em sua energia e vitalidades, em suas potencialidades e equilíbrios; em suas conaturais necessidades e vitais estímulos, motivações sociais e níveis de espectativas; nas dinâmicas bio-emocionais dos indivíduos, em suas naturezas somatossensoriais e psicossomáticas, sentimentais e afetivas como fatores essenciais de higiene mental e de saúde psico-corporal.
O 2º semestre comporta duas áreas de especialização, uma em Psicopedagogia Clinico-Educativa e outra em Psicopedagogia Sócio-Clínica.
O Curso de Pós-Graduação destina-se a Quadros Superiores das áreas da Psicopedagogia, Ciências da Educação, Psicologia, Ciências da Saúde (Medicina, Enfermagem, Biologia) e cursos afins.
As aulas estão previstas iniciar em Janeiro de 2012 e terminar em Julho de 2012.
Pós-Laboral, às sextas-feiras das 18.30 horas às 22.30 horas e aos sábados das 09.30 horas às 13.30 horas.
Universidade Lusófona do Porto
A candidatura é realizada on-line e formalizada até Setembro de 2012, mediante a entrega (papel ou e-mail) dos seguintes documentos: